Ipomoea carnea

09:30:00




Conhecida por diversos nomes populares diferentes, como por exemplo, Algodão-bravo, Algodão-de-pântano, Algodão-do-brejo, Algodoeiro-bravo, Campainha, Campainha-de-canudo, Canudo-de-lagoa, Canudo-de-pito, Capa-bode, Ipoméia-arbórea, Majorana, Mata-cabra, Mata-cobra, Mata-pinto, Salsa-branca e Salsão, a Ipomoea carnea pertencente a família botânica Convolvulaceae é nativa da América do Sul.
É um arbusto rústico que encanta pela beleza de suas inúmeras flores muito ornamentais, porém é uma espécie potencialmente muito perigosa para o gado. O Algodão bravo é considerada tóxica e pode até levar a morte, entre os efeitos nocivos da planta estão apatia, incoordenação, fraqueza e emagrescimento, sempre com quadro clínico crônico e de difícil recuperação.
Possui caule ramificado e ereto com folhas cordiformes e acuminadas, seu porte médio pode variar de 1 a 4 mts de altura.
Suas inúmeras flores brancas, róseas ou violáceas são campanuladas e surgem durante quase o ano todo, mas com mais intensidade durante a Primavera e Verão. Suas sementes são algodonosas e se dispersam facilmente por meio do vento e pela água.
Os beija-flores, as abelhas e borboletas são facilmente atraídos pelas vistosas flores do Algodão bravo em quase todas as estações do ano.
Pode ser cultivado isolado ou em grupos, organizado em renques ou em formas livres, podendo ser conduzido também como trepadeira. Para cultivo na forma de trepadeira, a Ipomoea carnea deve receber o devido tutoramento e poda de condução. É uma espécie muito cultivada por quem possui jardins com água, as margens de lagos e outros cursos d´água.
O Algodão bravo deve ser cultivada em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, sempre ao sol pleno e irrigado regularmente. Planta extremamente rústica da caatinga, o Algodão bravo não tolera o frio intenso ou geadas, já podas severas, queimadas, estiagem prolongada ou inundações não são problema para esta bela e resistente espécie.
Multiplica-se facilmente por estaquia, mergulhia e por sementes. Por se tratar de planta muito rústica em alguns casos se torna planta invasiva.





Nome Científico: Ipomoea carnea
Nomes Populares: Algodão-bravo, Algodão-de-pântano, Algodão-do-brejo, Algodoeiro-bravo, Campainha, Campainha-de-canudo, Canudo-de-lagoa, Canudo-de-pito, Capa-bode, Ipoméia-arbórea, Majorana, Mata-cabra, Mata-cobra, Mata-pinto, Salsa-branca, Salsão
Família: Convolvulaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Plantas Daninhas, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 1 a 4 mts. altura
Flores: Róseas, violáceas ou brancas
Solo: Fértil, enriquecido com matéria orgânica
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Regas: Regulares
Podas: Suporta podas drásticas, possui crescimento rápido
Multiplicação: Estaquia, mergulhia e sementes
Cuidados: Planta tóxica que pode levar a morte.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook