Canela Cheirosa - A Famosa Canela da China

09:44:00









A Cinnamomum zeylanicum Blume e a Cynamomum cassia Blume. que são pertencentes a família botânica Lauraceae. são popularmente conhecidas por todo o Brasil como Canela-da-china, canela-da-índia, caneleira ou Canela cheirosa.
A Canela-cheirosa é uma espécie alóctone originária do Ceilão, crescendo espontaneamente em altitudes de até 2.000 mts.
É uma árvore perene, de folhas persistentes, com cerca de 7 a 8 m de altura e com tronco de 20 a 25 cm de diâmetro. A casca é espessa, glabra e pálida. Os ramos são cilíndricos ou tetrágonos somente no ápice. As folhas são simples, alternas, coriáceas, luzidias, pecioladas, oblongas, elípticas-ovaladas ou oblongo-lanceoladas, 8 a 15 cm de comprimento por 3 a 4 cm de largura, acuminada, base subaguda a arredondada, 3-nervada, glabra.  A inflorescência é uma panícula cimosa, terminal e axilar. As flores são verde-amareladas, pequenas, em número de 2 a 5 por cimeira. O perianto é 6-lobado, 6 estames, pubescentes, ovário livre, com 1 lóculo. Não possui pétalas. O fruto é uma baga ovóide apiculada, com 8mm de comprimento, preta. A casca é de cor cinza-castanho, ligeiramente áspera, com rugas finas e lenticelas transversas. O odor é delicado, fragrante e aromático. O sabor é excitante, doce e pungente.
É de clima tropical, mas adapta-se bem ao subtropical.
A Canela-cheirosa prefere solos bem drenados, com pouca umidade, aerados e silicosos.
A Canela-cheirosa é muito utilizada na medicina caseira no tratamento de dores estomacais, diarréia, choques, calafrios, extremidades frias, tosses, dismenorréia, amenorréia, pressão baixa, respiração ofegante, crioulceração, ulcerações da gengiva e da mucosa da boca, doenças atônicas do estômago, vômitos nervosos, febres adinâmicas, influenza, escrófulas, metrorragias, hemorragias de partos, paralisia da língua e enxaquecas, utilizando-se várias partes da planta.
A Canela-cheirosa é estimulante digestivo, aromática, galactagoga, antisséptica, digestiva, carminativa, antiespasmódica, anti-reumática, hipertensora suave, piolhicida, cardiotônica, tônica, adstringente, antiescorbútica, antileucorréica e catamenial.

Cultivo da Canela:
Espaçamento: 3,5 x 3,5 m.
Propagação: sementes. A germinação, em substrato orgânico ocorre em 30 a 40 dias. Os pássaros são os principais disseminadores da espécie, cujas mudas espontâneas que se formam podem também ser aproveitadas para o plantio. A semeadura é feita em bandejas de isopor de células grandes ou em saquinhos plásticos perfurados, contendo substrato organo-mineral. A germinação ocorre em 40 a 50 dias.
Plantio: ano todo, com exceção do Inverno.
A poda apical da planta permite uma arquitetura mais compacta, baixa e esgalhada.
Colheita: inicia a partir do quarto ano.


O pó da casca serve como condimento de quentão, curau, arroz-doce, mingau, compotas e doces.
A essência é utilizada na indústria de perfumaria.
A casca é comercializada em pedaços ou rolos, de 30 a 40 cm de comprimento por 3 a 10 cm de largura por 0,2 a 0,8 cm de espessura.
Dos frutos se obtém a cera de canela, usada para a fabricação de velas.


Cuidados:


A planta é embriotóxica e abortiva, desaconselhável para gestantes e pessoas febris.






Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook